Diário de uma universitária: Coisas que aprendi na Universidade


Olá pessoal, desculpa pelo tempo sem postar, mas eu expliquei o porquê direitinho para vocês, não é mesmo? E obrigada por compreenderem.

Hoje eu quis fazer esse post exatamente pelo motivo que me afastou  do blog, a Universidade. Quem me acompanha há um tempinho, ou até mesmo quem leu aqui, sabe que eu curso Letras português do Brasil como Segunda Língua (resumindo pra quem tá se perguntando "que curso é esse?", é uma licenciatura para dar aulas de português para 'estrangeiros') na Universidade Federal de Brasília (UnB). 

Passei no meio do ano, no caso, no meio do terceiro ano, ou seja, não conclui o Ensino médio, e queria compartilhar com vocês as coisas que eu gostaria de ter sabido antes de ingressar na Universidade, vamos lá?


 1. Esqueça o Ritmo do Ensino Médio: Pra mim foi um pouco complicado isso, por ser rápido demais e não ter concluído o terceiro ano e tal, meio que caí de paraquedas na Universidade, já tinham me falado que era muito diferente, mas nada muito detalhado, então no começo do curso foi difícil pra mim, era muito complicado e eu realmente achava que não ia dar conta, pois pelo menos na federal daqui de Brasília eles realmente não te tratam como calouros, na maioria das matérias tem veteranos misturados com calouros, então não tem tratamento especial, é como um choque de realidade da vida adulta, se você quer, corra atrás, nada de ficar esperando clemência de professor.

2. Não tenha medo de provas e trabalhos: Pode parecer idiota, mas se alguém tivesse me dito isso antes eu não passaria pelo sufoco da minha primeira prova ou o meu primeiro trabalho, todo mundo te aterroriza quanto a dificuldade do ensino superior, mas não te diz pra se tranquilizar pois o jeito que você aprendeu a fazer slide, e apresentar lá na frente é igual, os professores realmente não vão te morder. (rs!)

3. Não acredite no Google: Digo isso não para deixarmos nosso melhor amigo Google e sim para esquecer o ctrl+c ctrl+v que tanto gostamos. Quando estamos na graduação precisamos frequentar mais bibliotecas, o google não tem todas as informações que precisamos, não explica direito, tirando as partes de ter muita informação equivocada, acaba até te confundindo, então fique agora melhor amigo dos livros e da busca da biblioteca ou da sua faculdade ou da sua cidade.

4. É verdade a história da Xerox: Gente, tudo que falaram pra você sobre xerox, acredite! É difícil de pegar, os lugares de tirar as xerox são desorganizados, você vai ter problema com pastas, e vai tirar tanta xerox que no final do curso vai dar pra você construir um castelo de papel, então pense ai no dinheiro que você vai gastar! Mas aproveite para ler, ler e ler, pois isso vai te enriquecer muito.

5. Amigos: Isso é muito relativo e depende muito do tipo de pessoa que você é. Minha experiência com amigos no ensino superior é que você vai encontrar vários tipos de pessoas e que você tem que saber lidar com elas sem precisar mudar sua personalidade, você é você, não adianta mudar para arrumar amigos, não precisa usar drogas ou beber, ou dar uma de "hipster" pra se encaixar, as pessoas vão gostar de você assim, pelo menos alguém irá gostar de você, então não precisa mudar, ok?

6. Não se desespere: Acho que essa é a mais importante, pois no começo eu me desesperei, eu chorava todos os dias, ficava louca, me achava burra, tinha crise existencial e pensei em me desmatricular inúmeras vezes, mas com a ajuda do meu namorado eu desisti disso e resolvi seguir em frente com tudo que eu podia. Confie em você e no seu potencial, vai ser uma experiência nova e com certeza vai ser complicado, você vai lidar com o novo e ele pode ser desesperador de vez em quando, mas não se preocupe, vi muita gente do meu curso desistindo, pessoas que tinham potencial, então vá em frente que no final do semestre vai valer a pena, você vai ver!

Bom pessoal, essas são as coisas mais básicas que eu tinha pra compartilhar com vocês sobre o que eu aprendi nesse meu primeiro semestre na universidade, coisas que eu acho que vão ajudar vocês que (com certeza) passaram no Enem ou até mesmo vestibular para outras faculdades, coloquei bem no contexto que eu vivo, mas por conversar com pessoas de outras faculdades, eu sei que são coisas que se encaixam bem em outras realidades.

Espero muito ter ajudado e até esclarecido algumas coisas, e qualquer dúvida pode perguntar que eu respondo. Beijos!

4 comentários:

  1. Oi Monique, gostei demais do seu post. Entrei na faculdade no início de 2013 e senti algumas coisas que você descreveu. Mas ultimamente ando com uma frustração imensa, não em relação ao ritmo pesado e a confusão de trabalhos e provas, pelo contrário. Eu passei no Enem e estudo numa faculdade particular com bolsa integral, mas sinto que não é nesse instituição que eu quero me formar. Existe um certo descaso com as Licenciaturas e eu acho que tá bem fraco, minha próxima meta é entrar para a universidade pública e receber de braços abertos toda a pressão e correria. haha
    Beijo.
    p4raparadise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada! Tomara que você passe, não deixe de me contar! Mas tem que ter mito braço aberto mesmo pra toda correria, rs. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir